sexta-feira, 27 de junho de 2014

GARIS DEVOLVEM INGRESSO DA COPA

Garis devolvem ingresso encontrado no chão e são convidados para jogo
Tenaz é o nome do objeto usado pelos garis para espetar e recolher o lixo jogado nas ruas. Tenacidade foi o que teve Valdir Tavares ao encontrar um ingresso da Copa do Mundo espetado em seu instrumento de trabalho, na semana passada.
Sereno, ele fez o que aprendeu com o pai, durante a infância. “Eu devolvi, como devolveria qualquer coisa que não fosse minha. Nem prestei atenção no valor. Não era uma opção, é uma questão de caráter”, conta o gari, ainda sem saber da surpresa que lhe aguarda.
Ao encontrar o ingresso, preso ao tenaz, Valdir não fazia ideia do que se tratava aquele pedaço de papel com dizeres em uma língua estranha. “Eu achei que era um papelão qualquer, um lixo comum. Vi uns escritos em inglês e resolvi perguntar o que era”. O alvo dos questionamentos foi Nilton Rodrigo dos Santos, colega de trabalho, que na hora percebeu do que se tratava. “Reconheci o ingresso da Copa e logo ficamos preocupados em encontrar o dono. Em nenhum momento passou pela nossa cabeça ficar com o bilhete”.
“Um cara chegou aqui assustado, avisando que tinha perdido o ingresso. Pensei que ia ser muito complicado encontrar, mas, pouco depois, apareceu o Valdir dizendo que tinha encontrado. Ele é um exemplo de cidadão de bem, íntegro e ético”, conta Aparício Silva Neto, voluntário da FIFA, sobre a postura do gari. Desnecessário dizer que o dono do ingresso não se conteve em euforia ao saber que as entradas haviam sido encontradas e devolvidas.
Valdir e Nilton são funcionários da Estre-Cavo, empresa terceirizada que presta serviços de limpeza para a Prefeitura de Curitiba. Durante a Copa a missão deles é varrer e recolher o lixo do entorno da Arena da Baixada. “Hoje eles não vão precisar se preocupar com o lixo. Depois da atitude que tiveram, resolvemos liberá-los. Na verdade, isso deveria ser regra, mas hoje em dia é exceção. Eles pensaram no próximo e isso é muito positivo”, afirma a analista de comunicação da empresa, Daniela Leme de Oliveira.
Ao saber do gesto da dupla de garis, a FIFA resolveu presenteá-los com dois ingressos para o jogo entre Argélia e Rússia, na tarde desta quinta-feira (26). A notícia veio momentos antes da partida, em frente ao estádio. “Eu não imaginava ganhar esse ingresso, estou muito emocionado. Só consigo lembrar do meu filho, que é tudo pra mim”, exalta um incrédulo Valdir. “Era meu sonho de criança, ver um jogo de Copa do Mundo, nunca vou esquecer esse momento”, conta Nilton, realizado.
Torcedores russos, argelinos e brasileiros se encantaram pela história dos garis. “Isso é bom para a imagem do país, é uma atitude linda, uma questão de honestidade acima de tudo”, explica a turista catarinense Edna de Oliveira. A verdade é que, ao não fazerem mais do que a obrigação, Valdir e Nilton deram uma prova inquestionável de caráter. Algo tão importante quanto raro nos dias de hoje.
Imagem: Jaelson Lucas/SMCS

domingo, 15 de junho de 2014

HOLANDÊS GANHA UNIFORME DE GARI

Holandês ganha uniforme de gari do Rio e o adota em goleada na estreia
Após pedir roupa para conhecido que limpa porta do prédio em que trabalha e até oferecer dinheiro, Jaspen recebeu presente nesta sexta-feira pela manhã
Pouco antes da delegação da Holanda chegar no hotel em que está hospedada no Rio de Janeiro, um holandês chamou a atenção ao chegar no local com uma camisa da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza) do Rio de Janeiro amarrada no pescoço. Há seis meses na cidade e com a proximidade da Copa do Mundo, ele viu o uniforme dos garis nas ruas e resolveu usá-lo na abertura do Mundial. Porém, tentou comprar e não conseguiu.
Como a camisa não vende, Jasper resolveu pedir para um amigo que limpa a portaria do prédio da empresa em que trabalha. Mesmo sem falar português, ele insistiu por duas semanas e chegou a oferecer dinheiro pela roupa, mas não teve sucesso. Logo no dia da estreia da Laranja na competição, o amigo gari chegou com um uniforme novo, ainda no plástico, e o presenteou. Após o fim do expediente, ele não largou a roupa nova. Assistiu ao jogo com ela e foi receber a seleção com a camisa laranja.
- Fiquei um tempo pedindo. É laranja, como a camisa da Holanda. Então resolvi usar, gostei dela. Deu sorte - conta.
Sobre a goleada por 5 a 1 sobre a Espanha na Arena Fonte Nova, em Salvador, Jaspen garante que foi a vingança da derrota na final do último Mundial, que para ele ainda estava entalada na garganta.
- Foi um tapa na cara deles, ainda não engolimos o segundo lugar na Copa do Mundo da África do Sul. O quarto gol foi um grande momento, o quinto nem se fala - comemorou, acompanhado do compatriota Timi, e da brasileira Juliana, que também torceu para a Holanda.
Fonte: GloboEsporte.com - http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/holanda/noticia/2014/06/holandes-ganha-uniforme-de-gari-do-rio-e-o-adota-em-goleada-na-espanha.html - Por Raphael Bózeo
Imagem: Raphael Bózeo

sexta-feira, 13 de junho de 2014

GARIS ANIMAM CENTRO DE TRANSMISSÃO DA COPA

Torcida da limpeza: Garis animam IBC e fazem a festa com vitória do Brasil
Turma de laranja fez a festa durante o jogo do Brasil e chamou atenção em um dos principais pavilhões do centro de imprensa da Copa, no Rio de Janeiro
Enquanto muitos brasileiros estavam de folga, assistindo ao jogo do Brasil com suas famílias, outros torcedores não deixaram de trabalhar na hora do duelo contra a Croácia, na abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira. O gari Rogério Manhaes, de 47 anos, é um exemplo. Ele saiu de casa cedo, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para uma jornada de 12 horas no IBC, o centro internacional de transmissão. Como o local reúne a imprensa de todo o mundo e tem televisores espalhados por todos os cantos, a turma conseguiu dar uma espiada no jogo e roubou a cena. Os funcionários da limpeza comandou a torcida pela Seleção no local e chamou atenção dos estrangeiros durante a vitória brasileira.
O grupo conta que teve autorização para dar uma paradinha na hora do jogo. A turma não perdeu a animação nem mesmo quando viu que a TV escolhida para "espiar" o jogo estava sem áudio.
- Somos cariocas e brasileiros, não perdemos a animação nunca - disse Rogério, que usava a camisa do Brasil por baixo do uniforme.
Nem mesmo o gol de Marcelo, que colocou a Croácia na frente, desanimou. Confiante na vitória, a turma da limpeza se manteve firme na torcida e vibrou muito quando viu o Brasil empatar e virar, com Neymar, e ampliar a vantagem, com Oscar. Os mais exaltados pulavam e corriam pelo pavilhão.
Depois da vitória por 3 a 1, o trabalho seguiu ainda com mais alegria. O gari, que trabalha há 14 anos na função, tratou com naturalidade o fato de ter de estar no batente na hora do jogo do Brasil e disse que vai entender se o mesmo acontecer no dia da final da Copa do Mundo, que será no Rio de Janeiro.
- A gente faz de tudo pelo nosso trabalho, é nossa obrigação - afirmou, feliz com a oportunidade de trabalhar em um local que reúne pessoas de todo mundo, o que considera uma oportunidade fascinante.
O Brasil volta a jogar na próxima terça-feira, em Fortaleza, na Arena Castelão, às 16h (horário de Brasília) onde enfrenta o México.
Imagem: Bernardo Eyng

MURAL DO GARI